
O grupo
História
Fundado na cidade de São Paulo por atores formados pelo Teatro Escola Macunaíma, o Grupo Teatro 5 nasceu com o intuito de disseminar a cultura brasileira, seus autores e suas obras, por meio da linguagem teatral.
A estreia do grupo ocorreu em novembro de 2018 no Teatro Escola Macunaíma, local em que se conheceram e deram seus primeiros passos na arte. Escolheu a encenação da obra ‘O Santo e a Porca’ para seu trabalho de lançamento, cujo autor, Ariano Suassuna, é reconhecidamente um dos maiores defensores e impulsionadores da cultura brasileira e um dos mais brilhantes artistas que o teatro brasileiro já produziu.
Atualmente o grupo é formado por sete integrantes: Djalma Maia, Fernando Xavier, Mario Madureira, Natali Duarte, Renato Alves, Silvana Cruz e Vitória Mangini.

Djalma Maia
Paulista de 42 anos, ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma, com especialização em dublagem. Um dos fundadores do Grupo Teatro 5, atualmente dedica-se à montagem e apresentação da obra O Santo e a Porca.
Fernando Xavier
Paulista de 31 anos, ator e palhaço, formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Em 2017 fez parte da Cia Coexistir de Teatro atuando na peça Dioniso – A Vida Indestrutível. Um dos fundadores do Grupo Teatro 5, atualmente dedica-se ao papel de Eudoro Vicente na montagem de O Santo e a Porca.


Mario Madureira
Formado pelo Teatro Escola Macunaíma, teve contato com distintos profissionais e processos criativos que resultaram nos espetáculos ‘Jogo da Velha’ (dir. Christiane Lopes, 2016), ‘Eu Pularia Se Não Estivesse Com Cãibra’ (dir. Felipe Rocha, 2017), ‘Inês é Morta’ (dir. Alex Capelossa, 2017), ‘O Inspetor Geral’ (dir. Renata Kamla, 2018) e ‘Debaixo Das Estrelas Tem Uma Guerra’ (dir. Lúcia de Léllis e Carolina Otoni, 2018). Também é compositor e fundador do Grupo Teatro 5, grupo de teatro que desenvolve sua primeira montagem inspirada na obra de Ariano Suassuna, ‘O Santo e a Porca’ (dir. Tieza Tissi, 2018), interpretando Dodó Boca-da-Noite.
Natali Duarte
Uma das fundadoras do grupo, atriz e narradora de histórias, 28 anos, natural do Rio de Janeiro e residente em São Paulo, formada em teatro pelo Teatro Escola Macunaíma e pelo curso de interpretação para TV/Cinema da Academia Internacional de Cinema. Em 2014/2015, fez parte da Cia. Coexistir de Teatro com a peça “A Jornada de Orfeu”, em 2017 atuou no curta-metragem “Cecília” (indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem no Overcome Film Festival), atualmente integrante da Cia. Estaúde de Teatro e do Grupo Teatro 5, interpretando neste a personagem Benona.


Renato Alves
Estudou no Teatro Escola Macunaíma onde participou de processos criativos que resultaram nos espetáculos: Álbum de Família de Nelson Rodrigues; O Santo e a Porca de Ariano Suassuna; A Língua da Montanha de Harold Pinter e Maria (uma adaptação da minissérie Hoje é dia de Maria). Atualmente interpreta Eurico Arabe em O Santo e a Porca, primeira montagem do Grupo Teatro 5.
Silvana Cruz
Paulista, 28 anos. Em 2018 se formou como atriz pelo Teatro Escola Macunaíma e juntou-se ao Grupo Teatro 5, onde atualmente interpreta a personagem Margarida.


Vitória Mangini
Tem 23 anos, nasceu em Mogi das Cruzes – SP e mora na capital paulista. É atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma e pelo curso de Formação Através da Máscara do Centro de Pesquisa da Máscara. Atualmente cursa Licenciatura e Bacharelado em Teatro na Universidade Anhembi Morumbi. É uma das fundadoras do Grupo Teatro 5 e no momento vivencia a personagem Caroba em O Santo e a Porca.